quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O exemplo de empreendedorismo de Luiz Carlos Pereira da Silva e Maria Josi do Nascimento



Quando chegaram a Matinhos no ano de 1997, o jovem casal Luiz Carlos Pereira da Silva e Maria Josi do Nascimento tinham na bagagem a esperança e o sonho de prosperar nos negócios e construir uma vida digna.
Iniciaram uma pequena loja de utilidades domésticas na Av. Roque Vernalha, 205 em frente ao Restaurante Mariscão. Como todo novo empreendimento, no inicio das atividades tiveram que enfrentar muitas dificuldades e momentos dificeis. Superação é a palavra chave na trajetória de sucesso das Lojas Vem Que Tem. 

Trabalhando com produtos de baixo valor agregado, o casal teve que apostar na quantidade de produtos comercializados para obterem margem de lucro e projetarem o crescimento da empresa. A receita deu certo, prezando pela qualidade no atendimento e  grande variedade de produtos, aos poucos o resultado foi aparecendo e a necessidade de ampliação da loja era cada vez mais necessária.

Com uma visão extremamente empreendedora e perpicaz, Luiz Carlos e Maria Josi apostaram num novo desafio; construiram uma loja com mais de 1.000 metros quadrados. “Nós pensamos numa loja moderna, nos moldes das grandes lojas de rede, e de fato era um grande desafio mesmo; pois, não sabíamos se a cidade iria comportar e absorver todo esse investimento.” Comenta o empresário.

Além de diversificar ainda mais a linha de produtos, a nova loja possibilitou maior comodidade para os clientes, que circulam livremente pelos corredores. A loja da Roque Vernalha tem tres pisos separados por departamentos, é toda climatizada e ainda possui elevador, que é uma comodidade para cadeirantes e portadores de outras deficiencias. “A nossa loja recebe diariamente muitos clientes idosos. Pensando neles, no fator escadarias e numa série de outros detalhes de acessibilidade é que planejamos o espaço, ficou tudo muito fácil para os nossos clientes.” Finaliza Luiz Carlos.

Ao comemorar 15 anos de atividade das Lojas Vem que tem e com os olhos voltados ao desenvolvimento da cidade e na facilidade de acesso aos clientes, uma segunda loja foi planejada e construída na Avenida Juscelino Kubitschek. Além da infraestrutura com mais de mil e quatrocentos metros quadrados, um grande diferencial chama atenção de quem passa por lá, e não diz respeito à construção nem tão pouco aos produtos expostos nas vitrines da loja. Foi o investimento na parte externa do imóvel que rendeu muitos elogios ao empresário, atraiu novos clientes e até mudou o cenário daquela região margeado pelo canal que se extende por toda a avenida. Um belo exemplo a ser seguido por outros empresários da cidade.

O futuro

Luiz Carlos Pereira da Silva é aquele tipo de empresário visionário, empreendedor nato, trabalha incansavelmente na busca pela excelência na qualidade, no atendimento e na diversidade. Apaixonado pela cidade que lhe acolheu e possibilitou à realização de muitas conquistas, ele chama atenção para a necessidade de planejar o futuro destacando o potencial que Matinhos oferece.
“É uma terra grandes oportunidades, temos um clima excelente e este cinturão verde de mata atlântica que filtra o ar que respiramos aqui, temos lindas praias que aos poucos vão se estruturando para acolher os veranistas. Então temos que nos preparar para o futuro; é impossível planejarmos o hoje sem pensar no amanhã, tudo o que você fizer hoje terá consequências no futuro. Esta mais que na hora de reunirmos os empresários, lideranças e autoridades, da sociedade em geral para começarmos a discutir e planejar nossa cidade para daqui dez anos, por exemplo,”. Enfatiza Luiz Carlos.

“Os meus filhos Leonardo e Leticia estão crescendo, eu como pai e como tantos outros pais quero ver meus filhos por perto, ou trabalhando nos empreendimentos que iniciamos ou seguindo suas carreiras por conta, mas aqui; na nossa cidade. Nós precisamos hoje planejar esse futuro que queremos para eles, e não é só isso, temos que pensar coletivamente numa cidade melhor para todos.” Conclui.

Um bom exemplo deste espirito de coletividade que Luiz Carlos se refere, pode-se dizer que é o inicio das obras de revitalização da Roque Vernalha. O projeto já existia, estava engavetado; houve uma mobilização por parte dos comerciantes e da administração municipal, buscaram-se os recursos, driblaram as dificuldades e a burocracia e a obra enfim saiu do papel.
“É importante destacar que algo está sendo feito, se for necessário amanhã ou depois se faz uma readequação no projeto. Prevalece a união de todos, somente desta forma é que vamos conquistar as melhorias que a cidade tanto precisa, de nada adianta ficar esperando que o poder público resolva todos os problemas. Esta união tem que ser preservada, é trabalho de equipe, a população são os olhos e os braços de uma cidade, se cada um fizer a sua parte, Matinhos se tornara um lugar ainda melhor para se viver”.

E desta forma, encerramos esta matéria com o empresário Luiz Carlos Pereira da Silva. Desta conversa agradável chegamos à conclusão que aí está um verdadeiro vencedor. Dedicado, trabalhador, humano e visionário faz jus a tudo aquilo que conquistou na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário